SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73Crítica da educação e da escola sob o prisma da arte literária nos ensaios do escritor Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012)A função pedagógica da estética totalitária. A escola fascista e a celebração da Primeira Guerra Mundial na Itália. O caso de Torino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

VAZ, Alexandre Fernandez. Elogio do anacronismo: afetos, memórias, experiências, em Asas do Desejo , de Wim Wenders. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.117-134.  Epub 25-Ene-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62755.

Tomando como objeto o filme “Asas do desejo", de Wim Wenders, o presente trabalho analisa um conjunto de questões estéticas e políticas do nosso tempo, considerando, por paradoxal que seja, o caráter anacrônico daquela obra. Procura um diagnóstico do tempo em dois momentos, o da Guerra Fria e o das condições subjetivas em uma cidade, Berlim, que sintetiza o espírito pós-utópico. Para tanto, analisa a figura dos anjos, recolocando a relação entre desejo e materialidade, de onde emerge a questão da experiência. Os anjos vivem em condição etérea, lembram-se de tudo, apesar da ausência de corpo, o que os deixa em eterno presente, apartados da história. Metodologicamente, o trabalho encontra um anteparo para o filme na obra de Walter Benjamin, cujos textos sobre Berlim articulam memória social e literatura. Se os anjos são o fio que conduz a narrativa, outros personagens incorporam temas também analisados: o velho narrador, os sentidos abertos das crianças, o desejo pela trapezista. Observando o duplo sentido de errar e a condição de desejante de um dos anjos, o texto conclui com a ideia segundo a qual é o desejo que inscreve o ser humano na história.

Palabras clave : Arte e Educação; Educação dos sentidos; Wenders, Wim; Benjamin, Walter; Memória e História..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )