SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue73In praise of anachronism: affections, memories, experience, in Wings by Desire, of Wim WendersThe Education Anthropological question when barbarism is back author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

BIANCHINI, Paolo. A função pedagógica da estética totalitária. A escola fascista e a celebração da Primeira Guerra Mundial na Itália. O caso de Torino. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.135-160.  Epub Jan 25, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62734.

A escola, também do ponto de vista arquitetônico e do seu mobiliário é, sem dúvida, um produto cultural típico de cada período histórico específico. Durante o fascismo, teve como tarefa preparar o cidadão-soldado, amante do seu país e obediente aos desejos do “duce”. Usando maciçamente a arte e a noções de beleza, a escola assumiu um papel central no Estado fascista, sendo encarregada da transmissão de uma identidade nacional baseada no culto daqueles que morreram pela construção da Itália unida. A arte, em todas as suas formas, mas especialmente a arquitetura e as artes plásticas, foi inteligentemente usada nos vinte anos de duração do fascismo como ferramenta para a transmissão de uma pedagogia da morte e da guerra, considerada essencial para o “novo italiano”. O artigo investiga os mecanismos com os quais a estética fascista totalitária foi aplicada nas escolas de Turim nos anos do primeiro pós-guerra, cobrindo uma parte inevitável - embora insuspeitada para muitos - na construção do consenso nacional.

Keywords : Pedagogia; Estética totalitária; Fascismo; Primeira Guerra Mundial; Arquitetura escolar..

        · abstract in English | Italian     · text in Italian     · Italian ( pdf )