SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73A função pedagógica da estética totalitária. A escola fascista e a celebração da Primeira Guerra Mundial na Itália. O caso de TorinoComo identificar a originalidade num artigo cientifico ou numa tese de doutoramento? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CHARLOT, Bernard. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.161-180.  Epub 25-Ene-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62350.

Por um lado, indícios de volta da barbárie; por outro, debates sobre os direitos dos animais, de robôs e até de extraterrestres. Hoje, observa-se uma indeterminação crescente quanto à definição do que é um ser humano, ou seja, quanto à questão antropológica. Essa é uma questão fundamental para quem se interessa pela educação. O que os discursos sobre a educação nos dizem sobre o homem? Em um primeiro momento, interrogam-se as pedagogias “tradicionais” e “novas”, que repousam sobre discursos sobre a natureza humana. A seguir, constata-se que não existe hoje uma pedagogia “contemporânea”, com uma dimensão antropológica, mas bricolagens pedagógicas numa lógica socioeconômica da performance e da concorrência. Depois, esboça-se, do ponto de vista antropológico, a análise de alguns discursos contemporâneos, sobre a “qualidade da educação”, a “neuroeducação”, a “cibercultura”, o “transhumanismo”. Enfim, alguns ensinos da ciência contemporânea sobre o cérebro, os genes e a evolução possibilitam entender que o ser humano é uma aventura singular e coletiva e sonhar em uma educação da solidariedade e da dignidade que contribua com a luta contra a barbárie.

Palabras clave : Educação; Barbárie; Contemporaneidade; Antropologia; Ciência..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )