SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de voltaA construção social do professor de música índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

VAGARINHO, João Paulo. Como identificar a originalidade num artigo cientifico ou numa tese de doutoramento?. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.181-207.  Epub 25-Ene-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58892.

Originalidade é um requisito indispensável na ciência, principalmente para a aceitação de teses de doutoramento ou quando se pretende publicar artigos científicos. Na literatura existente, podemos encontrar muitas definições sobre originalidade, porém não existe um consenso alargado para adotar uma definição generalizada; como resultado, verifica-se falta de rigor nas definições que envolvem o termo, falta de clareza sobre a identificação das suas características, ausência de uma descrição sobre elas e não conseguimos entender quais as características que diferem um artigo cientifico de uma tese de doutoramento. Recorrendo a dois inquéritos construídos para o efeito e à revisão bibliográfica de 48 artigos durante 2017, encontramos 12 características que são específicas e concretas do termo originalidade. Em adição, encontrámos o que difere o termo originalidade quando este está ligado a um artigo cientifico e a uma tese de doutoramento. Assim, já existe uma base para investigadores, professores, equipas editoriais e alunos poderem identificar a originalidade em trabalhos científicos ou para outras partes interessadas construírem uma definição correta para este termo. O trabalho apresentado é igualmente benéfico em contextos de estandardização e qualidade da investigação cientifica.

Palabras clave : Originalidade; Artigo cientifico; Tese de doutoramento; Dissertação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )