SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue73How to identify originality in a scientific manuscript or in a doctoral thesis?The Research-Action on the continued formation in Environmental Education for Math teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

BUENO, Paula Alexandra Reis  and  BUENO, Roberto Eduardo. A construção social do professor de música. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.209-227.  Epub Jan 25, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.60146.

O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o curso de Licenciatura em Música na modalidade presencial no Estado do Paraná, região sul do Brasil, observadas a partir do contato com seus discentes. Desta forma, a pesquisa contou com cento e sessenta (160) indivíduos investigados na primeira fase (2015), os quais eram estudantes das séries finais do curso; e, destes, dezessete (17) indivíduos foram selecionados para uma entrevista em profundidade, concretizada na segunda fase do estudo (2017). A primeira etapa analítica recebeu um tratamento quantitativo, privilegiando a análise descritiva, seguida da Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e da Análise de Clusters. Esta abordagem revelou diferentes perfis de gostos e práticas de cultura. A segunda etapa analítica teve um processamento de caráter qualitativo. Encontrou-se pluralidades de formas de socialização no mundo contemporâneo, que promoveram a construção de identidades com disposições híbridas de habitus, forjadas a partir de diversas matrizes de cultura e em interações humanas significativas. As Licenciaturas em Música do Paraná foram capazes de promover uma percepção mais crítica e reflexiva acerca do universo musical, mas especialmente a construção do professor de música.

Keywords : Sociologia do Conhecimento; Sociologia da Cultura; Sociologia da Educação; Licenciatura em Música; Construção da Identidade Profissional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )