SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73Como identificar a originalidade num artigo cientifico ou numa tese de doutoramento?A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BUENO, Paula Alexandra Reis  y  BUENO, Roberto Eduardo. A construção social do professor de música. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.209-227.  Epub 25-Ene-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.60146.

O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o curso de Licenciatura em Música na modalidade presencial no Estado do Paraná, região sul do Brasil, observadas a partir do contato com seus discentes. Desta forma, a pesquisa contou com cento e sessenta (160) indivíduos investigados na primeira fase (2015), os quais eram estudantes das séries finais do curso; e, destes, dezessete (17) indivíduos foram selecionados para uma entrevista em profundidade, concretizada na segunda fase do estudo (2017). A primeira etapa analítica recebeu um tratamento quantitativo, privilegiando a análise descritiva, seguida da Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e da Análise de Clusters. Esta abordagem revelou diferentes perfis de gostos e práticas de cultura. A segunda etapa analítica teve um processamento de caráter qualitativo. Encontrou-se pluralidades de formas de socialização no mundo contemporâneo, que promoveram a construção de identidades com disposições híbridas de habitus, forjadas a partir de diversas matrizes de cultura e em interações humanas significativas. As Licenciaturas em Música do Paraná foram capazes de promover uma percepção mais crítica e reflexiva acerca do universo musical, mas especialmente a construção do professor de música.

Palabras clave : Sociologia do Conhecimento; Sociologia da Cultura; Sociologia da Educação; Licenciatura em Música; Construção da Identidade Profissional..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )