SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue73The social construction of the music teacherText re-writing tracks of an EJA student captured by Camtasia software and Word text editor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LIELL, Cláudio Cristiano  and  BAYER, Arno. A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.229-250.  Epub Jan 25, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.60723.

Este artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta e analisa as implicações de um trabalho de formação continuada em educação ambiental e educação matemática baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativa da “Pesquisa-Ação”. A formação realizada, envolveu oito professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal e estadual de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os procedimentos utilizados nesta formação seguiram os passos de planejamento, ação, observação e reflexão para tomada de decisões. Este artigo está fundamentado principalmente nas ideias de Carvalho (2001), Jacobi (2005), Sorrentino (2001), Castro (2001), Penteado (2010), Behrens (1996), Thiollent (1985,1998) e de acordo com os dados coletados, percebeu-se que a formação desenvolvida, deu subsídios teórico-práticos aos educadores para que realizassem práticas de sala de aula que fomentassem o desenvolvimento da consciência ambiental dos envolvidos no processo educativo e também, por meio do desenvolvimento das atividades envolvendo temáticas ambientais nas aulas, contextualizar a matemática, aproximando-a da realidade local dos estudantes.

Keywords : Formação continuada; Pesquisa-ação; Educação ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )