SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue73The Research-Action on the continued formation in Environmental Education for Math teachersSocio-educational contexts of teaching practices and their contributions to pedagogical training of future teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ARAUJO, Adelma Lúcia de Oliveira Silva  and  THOMOPOULOS, Margareth de Souza Freitas. As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.251-265.  Epub Jan 25, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62337.

Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Word como instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacção textual digital de um relato autobiográfico produzido por um sujeito adulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é o descritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo de caso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escrita da tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelo sujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Word permitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outros relacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim, a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcação do software e escolhe o que considera a melhor solução para um problema percebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução do aprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusão de nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologias como facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem.

Keywords : Alfabetização; Consciência Fonológica; Tecnologias na Educação; Software Camtasia; Atividade Epilinguística..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )