SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto WordFormação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FLORES-LUEG, Carolina  y  TURRA-DIAZ, Omar. Contextos socioeducativos de práticas e suas contribuições para a educação pedagógica dos futuros professores. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.267-285.  Epub 25-Ene-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62381.

A formação prática instalada nos currículos da Formação Inicial de Professores (FID), é concebida como um espaço curricular fundamental para a aprendizagem do ensino e a construção do conhecimento pedagógico nos futuros professores. Considerando que o desempenho profissional docente tem lugar em vários contextos demográficos e socioculturais, são apresentados neste artigo resultados de pesquisa que explorou os significados atribuídos pelos alunos de pedagogia para experimentar a formação prática em dois contextos socioeducativos diferentes: a escola urbana e a escola rural. Em seu delineamento, utilizou-se uma metodologia qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada a técnica de produção de informação. Doze estudantes pertencentes a duas carreiras pedagógicas de caráter generalista de uma universidade pública do Chile participaram. Entre os principais resultados de uma avaliação positiva da formação prática em ambos os contextos de desempenho se destaca, em particular, para o caso de ruralidade, imersão formativa neste espaço educacional ajuda a expandir os significados sobre ser um professor, assumir o papel social e trabalhar com a comunidade que os professores desenvolvem neste contexto.

Palabras clave : Formação de professores; Treinamento prático; Contextos socioeducativos; Escola urbana; Escola rural..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )