SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

GUIMARAES, Iara Vieira  e  LOPES, Jader Janer Moreira. As experiências espaciais das crianças no espaço urbano. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.73, pp.307-325.  Epub 25-Jan-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.59690.

O artigo trata de uma pesquisa que objetivou compreender como tem sido construída a espacialização das crianças em uma cidade de médio porte do Sudeste do Brasil e, desse modo, quais as possibilidades e os constrangimentos que se têm apresentado para elas na contemporaneidade. Como as experiências espaciais das crianças estão sendo desenhadas no cenário contemporâneo? Como elas se movem na cidade? Como se conduzem ou são conduzidas no espaço da cidade? Temos aí uma infância independente ou confinada? A pesquisa realizada com as crianças por meio de oficinas, do uso de imagens, das produções infantis e do diálogo construído com os pesquisadores, buscou registrar e analisar as relações das crianças com o território zonal, as repercussões desse relacionamento para o viver no espaço urbano, e o processo formativo inerente à educação geográfica. Os dados da pesquisa nos mostram que a educação geográfica deve tomar como objeto de preocupação a conexão das crianças com o entorno, para que elas possam pensar no futuro das cidades.

Palavras-chave : Infância; Espaço Urbano; Educação Geográfica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )