SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74O historiador e a pesquisa em educação histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MARTINS, Estevão C. de Rezende. História, historiografia e pesquisa em educação histórica. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.17-33.  Epub 30-Abr-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035.

O pensamento histórico, cuja articulação produz a consciência histórica, conduz todo agente racional humano a produzir sobre si e sobre seu meio ambiente uma narrativa histórica, fator de identidade (própria e social) e feitora de cultura. A cultura histórica como meio ambiente intelectual envolvente da educação histórica esteia-se, ao menos desde a cientificização da História a partir de meados do século 19, em dois pilares: a narrativa histórica em geral e a narrativa historiográfica em particular. A relevância para a pesquisa em educação histórica da interação e do diálogo entre essas narrativas e de sua interdependência é argumentada neste artigo.

Palabras clave : Consciência Histórica; Historiografia; Narrativa histórica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )