SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue74History, historiography and research in historical educationHistory didactics and the competence of meaning attribution: a study from the methodology of history education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O historiador e a pesquisa em educação histórica. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.35-53.  Epub Apr 30, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.45981.

Uma das inovações no campo das pesquisas sobre ensino de história é a fundamentação das investigações na filosofia e na teoria da história, anunciando um novo paradigma para a natureza das pesquisas acerca da aprendizagem e ensino de História e que têm caracterizado o campo da educação histórica. A partir destes pressupostos, foram tomadas como objeto de análise 13 teses produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, indicativas de investigações que vêm sendo realizadas no Brasil e indiciárias desta renovação. A análise foi realizada a partir de critérios epistemológicos, teóricos e técnicos, sustentados pelo diálogo com a teoria e filosofia da História, de um lado e aspectos da metodologia da pesquisa qualitativa em educação, de outro. Resultados, ainda que parciais, indicam várias questões a serem levadas em consideração, no que se refere à aprendizagem das crianças e jovens, seja em ambiente escolar ou outros ambientes de aprendizagem. Ademais, suscitam novas questões de investigação, que também foram apontadas neste trabalho.

Keywords : Educação Histórica; Aprendizagem Histórica; Didática da História; Pesquisa em Educação Histórica; Ensino de História..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )