SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue74Comic books and the Brazilian military dictatorship: methodological triangulation as an investigative criterion of the historical ideas of Brasilian young studentsHistory education research in Portugal: methodological options author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CUNHA, Jorge Luiz da. Educação histórica e narrativas autobiográficas. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.93-108.  Epub Apr 30, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.63030.

A intenção deste artigo é fundamentar os princípios da Educação Histórica, ancorada em teorias da história, analisando as metodologias de pesquisa e práxis no campo do ensino de história associadas ao uso de narrativas autobiográficas. A base empírica se fundamenta em levantamentos autobiográficos e biográficos de professores de história, da educação básica, de forma a interpretar os usos dos princípios da educação histórica e os resultados alcançados em sala de aula na trajetória dos discentes e docentes envolvidos. A educação histórica se apresenta como uma estratégia fundamental para a criação de contextos educacionais, formais e não formais, escolares e não escolares, necessários diante da realidade presente.

Keywords : Educação história; Narrativas autobiográficas; Ensino de história..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )