SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue74Historical education and autobiographical narrativesMethods, instruments and procedures to know how historical competences are evaluated author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

BARCA, Isabel. Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.109-126.  Epub Apr 30, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64403.

A pesquisa em educação histórica visa compreender o pensamento histórico dos sujeitos a nível substantivo e meta-histórico, sobretudo no que concerne aos agentes da aprendizagem no contexto da educação formal. No plano metodológico, quer os estudos sistemáticos quer os de investigação-ação têm privilegiado abordagens de natureza essencialmente qualitativa, acompanhadas de análise quantitativa de dados. Neste artigo discutem-se processos e resultados de alguns desses estudos em Portugal, à luz das opções metodológicas e de conceitos inerentes à História.

Keywords : Métodos qualitativos em cognição histórica; Epistemologia e metodologia da pesquisa; Análise indutiva de dados; Progressão conceptual em educação histórica..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )