SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74Educação histórica e narrativas autobiográficasMétodos, instrumentos y procedimientos para conocer cómo se evalúan las competencias históricas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BARCA, Isabel. Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.109-126.  Epub 30-Abr-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64403.

A pesquisa em educação histórica visa compreender o pensamento histórico dos sujeitos a nível substantivo e meta-histórico, sobretudo no que concerne aos agentes da aprendizagem no contexto da educação formal. No plano metodológico, quer os estudos sistemáticos quer os de investigação-ação têm privilegiado abordagens de natureza essencialmente qualitativa, acompanhadas de análise quantitativa de dados. Neste artigo discutem-se processos e resultados de alguns desses estudos em Portugal, à luz das opções metodológicas e de conceitos inerentes à História.

Palabras clave : Métodos qualitativos em cognição histórica; Epistemologia e metodologia da pesquisa; Análise indutiva de dados; Progressão conceptual em educação histórica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )