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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MIRALLES, Pedro  e  MONTEAGUDO-FERNANDEZ, José. Métodos, instrumentos e procedimentos para saber como as competências históricas são avaliadas. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.127-144.  Epub 30-Abr-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64404.

O artigo busca explicar as características de avaliação no ensino de história, tendo como referência os tipos de perguntas, habilidades cognitivas, habilidades e tipos de conteúdos históricos que os testes e livros didáticos exigem dos estudantes do ensino secundário. Para isso, adotamos uma concepção metodológica mista, defendida em várias investigações da área de ensino de ciências sociais (BARCA, 2005; BARTON, 2005, 2012; GRANT, 2001; PRATS, 2002). Acreditamos que a complementaridade das abordagens quantitativa e qualitativa permite a melhor aproximação de um fenômeno tão complexo como avaliação. Para a análise quantitativa foi utilizado SPSS, em todas as questões relativas ao estudo de frequências, médias, porcentagens, qui-quadrado, tabelas de contingência e análise da dependência entre as variáveis. De sua parte, o tratamento qualitativo foi realizado por meio da análise de como foi construída a narrativa histórica em testes e livros didáticos, através da frequência e repetição de fatos, conceitos, datas e personagens. Ademais, foi utilizado o programa Access para o processamento e ligação de dados através da criação de tabelas relacionais.

Palavras-chave : Metodologia; Avaliação; Pensamento histórico; Educação Secundária..

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