SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue74Methods, instruments and procedures to know how historical competences are evaluatedSchool culture artifact and market good: an analysis about choosing physics textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GOMEZ-CARRASCO, Cosme; LOPEZ-FACAL, Ramón  and  CASTRO-FERNANDEZ, Belén. Educação histórica e competências educacionais. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.145-171.  Epub Apr 30, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64402.

Os resultados de um estudo realizado nas universidades espanholas de Murcia e Santiago de Compostela são apresentados para examinar as percepções e conhecimentos sobre a educação histórica dos professores do ensino primário em formação. Dados estatisticamente significativos foram obtidos para permitir um diagnóstico sobre a competência profissional dos futuros professores do ensino fundamental. A pertinência de ter utilizado uma metodologia quantitativa para um estudo exploratório é justificada. Os resultados sugerem que a maioria dos participantes se identifica, formalmente, comum modelo de professor crítico, que deve utilizar métodos de ensino ativos e promover valores éticos relacionados à justiça social. Essa posição formal contrasta a) com seus modelos implícitos, muito mais tradicionais em suas concepções teóricas e metodológicas; e b) com sua seleção de conteúdos e práticas para alcançar uma educação coerente com o modelo formalmente assumido. As conclusões sugerem a necessidade de melhorar a formação de professores, ligando-a mais diretamente às práticas da sala de aula primária. Propõe-se refletir sobre a prática a partir da prática, conectando-a à formação teórica, como um modelo para formar professores competentes.

Keywords : Educação histórica; Formação de professores; Percepções estudantis; Modelo de professor..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )