SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue74History education and educational competencesQuilombola school education in Brazil: an analysis of didactic materials produced by state educational systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MARTINS, Alisson Antonio  and  GARCIA, Nilson Marcos Dias. Artefato da cultura escolar e mercadoria: a escolha do livro didático de Física em análise. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.173-192.  Epub Apr 30, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.59291.

Apresentam-se resultados de pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar de que modo os eixos analíticos da cultura escolar, da produção cultural e do mercado estão articulados num processo de escolha e apropriação de livros didáticos por professores de Física, brasileiros e portugueses, que atuam na educação básica. Dividida em duas etapas, a pesquisa contou com aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas, sendo as informações obtidas analisadas com base nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os professores escolhem seus livros didáticos a partir de uma combinação desses eixos. Desse modo, a escolha constitui-se em um processo complexo de produção de sentidos e significados, construída ao longo da atividade docente e culminando na indicação de um livro didático que melhor representa as expectativas dos professores com relação a esses eixos e em face do contexto social, econômico e cultural.

Keywords : Livro didático de Física; Escolha de livro didático; Cultura escolar; Produção cultural; Mercadoria..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )