SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74As mudanças nas formas de gestão escolar no contexto da nova gestão pública no Brasil e em PortugalPolíticas públicas educativas y las sexualidades en Chile post-dictadura: opacidades e hiper-visibilidades de sujetos LGTBI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BACH JUNIOR, Jonas. O trabalho biográfico como fonte de aprendizado: autoeducação e fenomenologia de Goethe. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.233-250.  Epub 30-Abr-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.61760.

Este artigo apresenta a proposta do trabalho biográfico como processo de pesquisa e aprendizado. O sujeito imerso em sua própria história de vida realiza uma autotransformação ao intensificar suas forças cognitivas, afetivas e volitivas. O trabalho biográfico revela uma ampla diversidade de aplicação na educação ao pesquisar a biografia do processo educacional, a biografia do aprendizado, a biografia do desenvolvimento próprio, a biografia das ameaças e impasses vividos, a biografia da evolução da personalidade. A fenomenologia de Goethe serve como embasamento metodológico para a pesquisa biográfica, porque trabalha com a transdisciplinaridade e permite uma abordagem no nível da complexidade da biografia humana. A fenomenologia goethiana é uma postura investigativa com o intuito de descobrir padrões típicos e tendências na existência humana, permitindo ao sujeito realizar um processo de autotransformação para a formação da própria identidade.

Palabras clave : Autoeducação; Biografia; Fenomenologia; Aprendizagem..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )