SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74O trabalho biográfico como fonte de aprendizado: autoeducação e fenomenologia de GoetheProtagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

VALDERRAMA, Caterine Galaz  y  MELIS, Rolando Poblete. Políticas educativas públicas e sexualidades no Chile pós-ditadura: opacidades e hipervisibilidades de sujeitos LGTBI. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.251-269.  Epub 30-Abr-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62610.

Uma vez que a ditadura civil-militar no Chile acabou, vários governos gradualmente começaram a desenvolver interesse à necessidade de formação educacional a nível sexual. No entanto, as abordagens que têm dominado se relacionam socialmente com uma transmissão de sexualidade heteronormativa, e também sujeita a estruturas conservadoras e compreensão biologicista das relações interpessoais. A partir de uma análise discursiva de todas as leis e diretrizes públicas de educação entre 1990 e 2017, mostra-se como a diversidade sexual surge como uma construção social que entra em jogo a partir da opacidade/visibilidade de suas diferenças e como a inclusão dos direitos LGTBI pode ser traçada em quatro momentos históricos: um inicial, com uma política institucional de silêncio sobre o assunto; um segundo, no qual um quadro geral que defina programas educacionais com alusões gerais à orientação sexual e identidade de gênero, um terceiro, no qual uma certa disputa cultural com tons moralistas e conservadores, e um último, no qual se assiste a uma hipervisibilidade identitária sobre sexualidades não heterossexuais.

Palabras clave : Diversidade sexual; LGTBI; Educação; Políticas Públicas; Chile; Sexualidades; Educação Sexual..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )