SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em BolonhaA fotografia na experiência educativa de professores: do olhar e das interpretações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

REIS JUNIOR, Leandro Passarinho. Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.291-308.  Epub 30-Abr-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62544.

Este ensaio trata da natureza dos saberes docentes de formadores de professores do Campus Universitário de Castanhal/UFPA por meio de histórias de vida. Objetivou-se analisar como se constituem os formadores de professores e como eles engendram e percebem a natureza e a mobilização de seus saberes docentes na prática formadora. Foram utilizadas três histórias de vida para desvelar os saberes vividos, construídos, partilhados e refletidos na docência. O tratamento dos episódios narrativos deu-se à luz da metodologia biográfica, utilizando-se a história de vida temática de espaços e tempos formativos, numa análise interpretativa. Os resultados apontaram que os saberes docentes fecundam e se desenvolvem na trajetória formativa do professor, abrangendo a dimensão pessoal e profissional de sua vida, compondo assim sua história numa leitura crítica de si.

Palabras clave : Formação de professores; Saberes docentes; Histórias de vida..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )