SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Tendencias universitarias argentinas (2003-2015)Os desafios da construção da gestão participativa na universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos  e  LEITE, Denise. Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.61-79.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.66011.

Os impactos do viés neoliberal sob o comando do mercado e controle do Estado tem se manifestado nas ações diárias da vida docente e do pesquisador universitário. O sujeito que produz o conhecimento está sendo desqualificado frente às políticas de avaliação, contudo sua prática se insere nas comunidades locais e estas ações nem sempre se tornam visíveis. O objetivo desse estudo foi analisar o que está sendo posto como verdade para a universidade, desvelando outras instâncias pouco conhecidas, como o são aquelas das ações com pertinência local/regional. A metodologia qualitativa incluiu estudos de caso sobre as produções docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Unemat, Brasil. As ações que acontecem nos diferentes campi da universidade, e resultam em publicações, foram mapeadas segundo os territórios em que ocorrem. Mostraram saberes, percepções e ações, invisíveis às avaliações. Evidenciou-se que a ações fortalecem a regionalização e têm efeitos sobre sujeitos e contextos locais. São ações que ainda não são captadas por indicadores e critérios de avaliação das medidas de larga escala que incidem sobre os programas de pós-graduação e a pesquisa. De tais ações, contra-hegemônicas, resulta um ‘conhecimento social emergente’. Propomos neste texto que o conhecimento local-regional, o conhecimento social emergente, também pode ser internacionalizado, tornando-se conhecimento Glocal, sendo local, regional e global ao mesmo tempo.

Palavras-chave : Conhecimento social emergente; Pós-Graduação; Avaliação; Conhecimento Glocal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )