SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Conhecimento Social Emergente e Conhecimento GlocalEstudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS - 2013 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CALDAS, Andrea do Rocio  y  PICANCO, Deise Cristina de Lima. Os desafios da construção da gestão participativa na universidade. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.81-102.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.66804.

O artigo busca delinear a trajetória na gestão do Setor de Educação da UFPR, no período de 2010 a 2014, quando as autoras estiveram à frente da direção setorial, buscando indicar os desafios da construção de bases mais participativas na gestão acadêmica. Aborda o processo de implantação do modelo de orçamento participativo e da rediscussão do projeto institucional e articulação de diversas ações que buscaram envolver a comunidade educacional interna e externa ao Setor e à Universidade. Entre as ações que serão abordadas, merecem destaque a criação de uma metodologia de orçamento participativo, a revisão do Planejamento Institucional, a criação de um evento permanente que pensasse a docência para além das práticas formativas universitárias, a criação de uma instância de articulação do Setor de Educação com as coordenações dos cursos de licenciatura e por fim a elaboração de uma proposta de qualificação e participação efetiva dos técnicos-administrativos, entre outras. Procura deslindar os impasses presentes na cultura enraizada de uma instituição calcada nos moldes da estrutura legada pela ditadura militar e as potencialidades advindas dos novos processos democratização.

Palabras clave : Gestão educacional; Universidade; Democracia; Participação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )