SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Os desafios da construção da gestão participativa na universidadeA formação docente na universidade e a resignificação do senso comum índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MOROSINI, Marília  y  FELICETTI, Vera Lucia. Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS - 2013. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.103-120.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.66841.

O presente artigo, com olhar prospectivo, reflete acerca do novo perfil estudantil na educação superior, mais atentamente ao estudante de primeira geração (P-Ger). Para tal, discute, inicialmente, com fundamento em pesquisa bibliográfica, o conceito de estudante de primeira geração (P-Ger) e suas características. Num segundo momento, são analisados, de forma inédita, dados sobre os P-Ger, em fonte oficial da Pesquisa Nacional da Saúde - PNS - do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - de 2013. São levantadas considerações quanto à inclusão dos P-Ger na educação superior do país, destacando o processo de colaboração institucional para a minimização das tensões entre dominantes e dominados no campo científico.

Palabras clave : Estudante de primeira geração; P-Ger; Educação superior; PNS/IBGE.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )