SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75First-Generation Students (F-Gen) in Brazilian Higher Education: analyzing data from PNS - 2013Teaching in higher education: interpellating meanings and challenges in educational training institutional spaces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CUNHA, Maria Isabel da. A formação docente na universidade e a resignificação do senso comum. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.121-133.  Epub July 18, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.67029.

Este texto se insere no campo da formação para a docência da educação superior e procura avançar a discussão baseada em teorias do conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação com o cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar a compreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançar os estudos sobre a docência na universidade. Procurando autores do campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocações que estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintos sobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comum e as energias que circulam nos processos formativos, procura respostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann & Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram a outras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre a docência universitária e melhorar a qualidade da educação no país.

Keywords : Docente da Educação Superior; Cultura docente; Prática pedagógica; Senso comum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )