SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS - 2013Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CUNHA, Maria Isabel da. A formação docente na universidade e a resignificação do senso comum. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.121-133.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.67029.

Este texto se insere no campo da formação para a docência da educação superior e procura avançar a discussão baseada em teorias do conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação com o cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar a compreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançar os estudos sobre a docência na universidade. Procurando autores do campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocações que estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintos sobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comum e as energias que circulam nos processos formativos, procura respostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann & Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram a outras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre a docência universitária e melhorar a qualidade da educação no país.

Palabras clave : Docente da Educação Superior; Cultura docente; Prática pedagógica; Senso comum.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )