SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75Teacher formation at the university and the resignification of common senseThe role of critical qualitative research in educational contexts: A Canadian perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SORDI, Mara Regina Lemes De. Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.135-154.  Epub July 18, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.67031.

O texto problematiza os sentidos e desafios dos espaços institucionais de apoio ao docente que atua no ensino superior; toma como foco o debate sobre necessidades formativas dos professores, interpelando as lógicas que as definem e que lhes emprestam direção; e, ressalta o risco de soluções neotecnicistas. O uso de narrativas é acionado como recurso revelador das tensões entre os desejos manifestos pelos docentes e as condições reais de apoio institucional oferecidas como suporte a um fazer pedagógico inovador e situado historicamente. A categoria da avaliação é recuperada em sua feição educativa para fomentar processos de reflexão verticais e criteriosos que subsidiem atuações propositivas, individuais, coletivas e institucionais, na direção de uma educação superior detentora de qualidade social construída de modo corresponsável. Advoga-se que os espaços institucionais de apoio à docência podem se tornar lugares estratégicos para fortalecimento da micropolítica dos espaços educativos de modo a sustentar o compromisso com uma formação profissional edificante sob o ponto de vista social.

Keywords : Pedagogia universitária; Necessidades formativas; Desenvolvimento docente; Qualidade do ensino; Responsabilização participativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )