SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formaçãoDesigualdade de acesso à Educação Infantil: uma análise da meta 1 do PNE na região metropolitana de Maringá índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

TILLEY, Susan. O papel da pesquisa qualitativa crítica em contextos educacionais: uma perspectiva Canadense. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.155-180.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.66806.

Neste artigo, a autora discute a mudança qualitativa na pesquisa educacional de uma dependência histórica de quadros positivistas e pós-positivistas para uma proliferação de pesquisa situada dentro de um paradigma qualitativo interpretativista. Oferecendo uma perspectiva canadense, a autora situa a discussão da pesquisa qualitativa crítica em relação à crescente influência neoliberal em contextos educacionais e decisões políticas. Ela argumenta sobre a necessidade de pesquisadores educacionais conduzirem pesquisas qualitativas críticas para explorar as complexas questões que os educadores enfrentam para garantir que todos os alunos tenham acesso às experiências educacionais equitativas, não apenas àqueles estudantes que representam a maioria Canadense, brancos com padrões da classe média. A autora apresenta uma vertente de pesquisa qualitativa voltada para as experiências de estudantes negros, Indígenas e os com demais descriminações raciais para ilustrar a necessidade de uma pesquisa crítica que privilegie o conhecimento local e a experiência humana, levando em conta também as estruturas institucionais dominantes que moldam a experiência educacional. Embora reconheça o lugar da pesquisa quantitativa no domínio educacional, ela argumenta que a pesquisa qualitativa crítica é essencial para compreender as experiências de alunos marginalizados em contextos educacionais e para fornecer espaço para vozes não disponíveis no domínio quantitativo. A autora conclui que a pesquisa qualitativa crítica desempenha um papel importante na informação de novos rumos nas práticas e políticas educacionais que ajudarão a garantir uma educação socialmente justa para todos os alunos, independentemente de suas origens.

Palabras clave : Pesquisa qualitativa crítica; Paradigma interpretativista; Práticas educativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )