SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75Inequality of access to Early Childhood education: an analysis of goal 1 of the Brazilian National Education Plan in the metropolitan region of Maringá City, Paraná State, Brazil“In the next break we fight”: social interaction and dispute among girls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

OLIVEIRA, Luiz Eduardo  and  FONSECA, Ana Lúcia Simões Borges. Obra completa pombalina: os escritos sobre instrução pública. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.219-239.  Epub July 18, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.63749.

O objetivo deste projeto é estabelecer um cânone dos escritos pombalinos relativos à instrução pública, de modo geral, e ao ensino de Humanidades, de modo particular, responsáveis pelo que se convencionou chamar, na historiografia educacional, de reformas pombalinas, bem como investigar o modo como tais escritos provocaram a fundação e afetaram o desenvolvimento da instrução pública no Brasil. Para tanto, apoiados no suporte teórico da história cultural e dos estudos culturais, valer-nos-emos da historiografia sobre o período, de manuscritos e demais fontes documentais, legislativas, literárias e epistolares, bem como de compêndios e periódicos publicados no período.

Keywords : História da Educação; Humanidades; Marquês de Pombal; Educação Brasileira.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )