SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75The pombaline writings about public instruction1Teaching to the ‘other’: Comparative perspectives of Netherlander and Turkish teachers’ attitudes on gender identity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MARQUES, Rafaela Nunes  and  MULLER, Fernanda. “No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.241-263.  Epub July 18, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64570.

O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas jogadoras e jogador durante a partida.

Keywords : Antropologia Educacional; Disputa; Interação social; Jogo de damas; Recreio escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )