SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Obra completa pombalina: os escritos sobre instrução públicaEnsinando “o outro”: Perspetivas comparativas de atitudes de professores holandeses e turcos sobre a identidade de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MARQUES, Rafaela Nunes  e  MULLER, Fernanda. “No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.241-263.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64570.

O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas jogadoras e jogador durante a partida.

Palavras-chave : Antropologia Educacional; Disputa; Interação social; Jogo de damas; Recreio escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )