SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75“No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninasPerspectiva histórica das práticas escolares de leitura no Brasil: entre rupturas e continuidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ERTURK, Nesrin Oruc. Ensinando “o outro”: Perspetivas comparativas de atitudes de professores holandeses e turcos sobre a identidade de gênero. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.265-282.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.63878.

Este documento (estudo, ensaio, tese) relata as conclusões de um estudo misto comparativo que investiga as perceções de professores sobre a identidade de gênero na Holanda e na Turquia. Os dados foram coletados por meio de inquérito online a 506 professores seguido de uma entrevista de grupo, focada num sub grupo. Uma análise dos resultados dos dados qualitativos foca nas experiências e atitudes de professores relacionadas com identidade de gênero, particularmente em relação às suas práticas. Os resultados indicam que, apesar da experiência culturalmente diversa, os professores que participaram de ambos os países parecem concordar em alguns pontos; no entanto, os professores turcos são geralmente mais conservadores e menos tolerantes para com “o outro”. O estudo (documento, ensaio) aborda a necesssidade urgente, especialmente na Turquia, de mais pesquisa que explore a forma como os professores podem aprender a se tornar num guia para “o outro”, e o quanto isto poderá aumentar a motivação e o sucesso do aluno. Os professores na Turquia não são deliberadamente obstrutivos, mas falta-lhes o conhecimento para poder desempenhar o papel de orientar estudantes com uma preferência sexual diferente. O primeiro passo é providenciar formação ao quadro de funcionários da escola para melhorar as taxas de intervenção e aumentar o número de professores assistentes, bem como outros funcionários disponíveis resultarão numa comunidade mais saudável e mais feliz. É importante encontrar como formar professores com as competências e atitudes que criarão escolas mais vivas e com mais diversidade.

Palabras clave : Perspetivas de professores; Identidade de gênero; Inclusão; Holanda; Turquia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )