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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. Perspectiva histórica das práticas escolares de leitura no Brasil: entre rupturas e continuidades. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.283-303.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.65343.

Este artigo, parte de uma pesquisa qualitativa (2017), tem como finalidade analisar a formação das práticas escolares de leitura no Brasil partindo de dois eixos: as políticas públicas de produção e o acesso ao livro e às leituras, as teorias e os métodos que influenciaram suas práticas. Os resultados apontam que as práticas escolares de leitura movem-se da decifração do código alfabético para os processos de interação do leitor com o texto, em diferentes maneiras de ler que circulam na sociedade, e penetram no espaço escolar pelos seus principais mediadores, os professores. Uma questão a ser aprofundada em outras pesquisas emerge nesse processo: as rupturas e as continuidades nas relações entre as leituras escolares e as leituras fora da escola.

Palabras clave : Leitura; Práticas escolares de leitura; História da Leitura no Brasil.

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