SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75Historical perspective of reading school practices in Brazil: between ruptures and continuitiesWhen children teach us about the city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues. Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemática. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.305-318.  Epub July 18, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.66837.

O objetivo deste texto é analisar artigos do periódico Revista Educação, da década de 1930, relativos às propostas de ensino globalizante e centros de interesse de Ovide Decroly. A análise tem em vista as ponderações que professores-autores dos artigos expressam sobre o ensino de aritmética por meio da proposta pedagógica decroliana. Conclui-se que os artigos mostram reticências sobre a modernização pedagógica, considerando o ensino globalizante e centros de interesse, relativamente ao ensino de aritmética. As ressalvas mencionadas a essa modernização podem ser interpretadas como permanências, até a atualidade, de elementos da cultura escolar do ensino de matemática: o respeito ao programa de pção de aprendizagem da matemática como sinônimo de resolução de muitos exercícios sobre um dado tema a ser estudado. Tratam-se de ecos da história da educação matemática ouvidos e pronunciados por professores da atualidade.

Keywords : Ensino globalizante; Centros de interesse; Decroly; Aritmética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )