SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Perspectiva histórica das práticas escolares de leitura no Brasil: entre rupturas e continuidadesQuando as crianças nos ensinam sobre a cidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues. Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemática. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.305-318.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.66837.

O objetivo deste texto é analisar artigos do periódico Revista Educação, da década de 1930, relativos às propostas de ensino globalizante e centros de interesse de Ovide Decroly. A análise tem em vista as ponderações que professores-autores dos artigos expressam sobre o ensino de aritmética por meio da proposta pedagógica decroliana. Conclui-se que os artigos mostram reticências sobre a modernização pedagógica, considerando o ensino globalizante e centros de interesse, relativamente ao ensino de aritmética. As ressalvas mencionadas a essa modernização podem ser interpretadas como permanências, até a atualidade, de elementos da cultura escolar do ensino de matemática: o respeito ao programa de pção de aprendizagem da matemática como sinônimo de resolução de muitos exercícios sobre um dado tema a ser estudado. Tratam-se de ecos da história da educação matemática ouvidos e pronunciados por professores da atualidade.

Palavras-chave : Ensino globalizante; Centros de interesse; Decroly; Aritmética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )