SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75Arithmetic and interdisciplinarity: echoes of the history of mathematical educationSchool, work and gender: an experience of adult education at the public school system of Porto Alegre author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ARAUJO, Vania Carvalho de. Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.319-334.  Epub July 18, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.65510.

Este artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo problematizar a escola como locus privilegiado de educação e referência de uma adequada presença das crianças na cidade. Toma como fonte de inspiração reflexões decorrentes de um estudo etnográfico em andamento, realizado com crianças da educação infantil em um bairro de classe popular na cidade de Vitória (ES). Identifica em contextos diferenciados ao campo de pesquisa e em um tempo concomitante ao processo de investigação formas peculiares de crianças mobilizarem encontros e solidariedades, deixando entrever gestos, atitudes e sentidos outros que superam a proeminência do individualismo e da indiferença ainda presentes na cidade. As experiências das crianças são aqui compreendidas como uma chave de leitura importante e necessária para interpelar a escola a escapar das totalizações de seus conhecimentos e do lugar que ocupa na hierarquia social.

Keywords : Crianças e cidade; Educação e cidade; Cidade e escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )