SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemáticaEscola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ARAUJO, Vania Carvalho de. Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.75, pp.319-334.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.65510.

Este artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo problematizar a escola como locus privilegiado de educação e referência de uma adequada presença das crianças na cidade. Toma como fonte de inspiração reflexões decorrentes de um estudo etnográfico em andamento, realizado com crianças da educação infantil em um bairro de classe popular na cidade de Vitória (ES). Identifica em contextos diferenciados ao campo de pesquisa e em um tempo concomitante ao processo de investigação formas peculiares de crianças mobilizarem encontros e solidariedades, deixando entrever gestos, atitudes e sentidos outros que superam a proeminência do individualismo e da indiferença ainda presentes na cidade. As experiências das crianças são aqui compreendidas como uma chave de leitura importante e necessária para interpelar a escola a escapar das totalizações de seus conhecimentos e do lugar que ocupa na hierarquia social.

Palavras-chave : Crianças e cidade; Educação e cidade; Cidade e escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )