SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue76Arranged sales: forms of supplying public elementary schools (in the late 19th and early 20th centuries) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

DUSSEL, Inés. A cultura material da escolarização: reflexões em torno da virada historiográfica. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.13-29.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.67776.

Neste artigo são analisados alguns pressupostos teóricos e metodológicos da virada material na história da educação. Debate-se sua novidade a respeito das aproximações anteriores sobre a materialidade e espacialidade do escolar; salientam-se dois aspectos originais, que são: (a) inscrever os objetos em trajetórias que coloca-os em movimento em redes de relações entre humanos e não humanos, e (b) considerar não somente as relações de sentido, mas também os efeitos da copresença e interação visível e sensível entre os investigadores e os registros do passado. No segundo momento, são apresentadas reflexões sobre o uso das fotografias como fontes históricas desde a perspectiva da virada material, tomando como exemplo a investigação desenvolvida sobre os uniformes escolares. Finalmente, nas conclusões, são retomados dois textos breves de Walter Benjamin e Michel Foucault sobre a materialidade dos objetos e dos espaços para formular novas perguntas à história da educação.

Keywords : História da educação; Escola; Cultura material; Historiografia; Fotografia como fonte histórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )