SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número76Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

DUSSEL, Inés. A cultura material da escolarização: reflexões em torno da virada historiográfica. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.13-29.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.67776.

Neste artigo são analisados alguns pressupostos teóricos e metodológicos da virada material na história da educação. Debate-se sua novidade a respeito das aproximações anteriores sobre a materialidade e espacialidade do escolar; salientam-se dois aspectos originais, que são: (a) inscrever os objetos em trajetórias que coloca-os em movimento em redes de relações entre humanos e não humanos, e (b) considerar não somente as relações de sentido, mas também os efeitos da copresença e interação visível e sensível entre os investigadores e os registros do passado. No segundo momento, são apresentadas reflexões sobre o uso das fotografias como fontes históricas desde a perspectiva da virada material, tomando como exemplo a investigação desenvolvida sobre os uniformes escolares. Finalmente, nas conclusões, são retomados dois textos breves de Walter Benjamin e Michel Foucault sobre a materialidade dos objetos e dos espaços para formular novas perguntas à história da educação.

Palabras clave : História da educação; Escola; Cultura material; Historiografia; Fotografia como fonte histórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )