SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número76A cultura material da escolarização: reflexões em torno da virada historiográficaModelos de carteiras escolares propostos pela Direção-Geral de Instrução Pública de Portugal (1877): a referência da Exposição Universal de Viena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SOUZA, Gizele de  e  SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Negócios Combinados: modos de prover a escola pública primária (em fins do século XIX e início do XX). Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.31-50.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.67674.

Este texto é dedicado à apresentação de dados e análises que têm origem em investigações que se ocupam da cultura material escolar. Nele nos concentramos na identificação e exame de modos de provimento material que foram se organizando junto ao projeto de constituição da escola pública primária. Trabalhamos com a premissa de que a constituição da escola primária pode ser investigada e compreendida por diferentes vias: a composição material é uma delas. Na direção de estudos da historiografia educacional, defendemos a perspectiva de que o projeto de escolarização de massas no Brasil necessitou de uma articulação fecunda com setores comerciais, que participaram da tarefa de produzir o aparato material que sustentaria a edificação do projeto de escolarização da infância (em fins de século XIX e início do XX). Sustentamos também que, em concomitância a este grande comércio que se estabelecia, havia formas mais simplificadas de provimento envolvendo relações diretas com sujeitos da própria comunidade, como aquelas nas quais o professor dirigia a encomenda de determinados objetos escolares a um artesão local e, posteriormente, negociaria o ressarcimento com o Estado. Como base empírica utilizamo-nos de fontes como legislação escolar, relatórios, correspondências de governo e jornais em circulação no período. Como ferramenta analítica, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que considera a ideia de cultura material, representação e circulação na relação entre instrução pública primária e o seu provimento.

Palavras-chave : Provimento Material Escolar; Cultura Material Escolar; Instrução Primária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )