SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número76Para uma história da protoindustria escolar no Brasil Império: A Fábrica Röhe & Irmãos e seus bancos-carteira (1868-1883)As fábricas de papel Pigna e a produção industrial de cadernos escolares (Itália, entre os séculos XIX e XX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. “Indispensáveis em todas as escolas”: uma incursão no mundo dos objetos escolares. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.95-118.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.67775.

Este artigo toma como fontes catálogos comerciais da Companhia Melhoramentos de São Paulo, empresa editorial que teve importante atuação na produção e comercialização de uma ampla gama de objetos escolares, buscando examinar a atuação da indústria na configuração da cultura material da escola primária, nas primeiras décadas do século XX. Criada em 1890, a Companhia Melhoramentos deslocou os seus investimentos, a partir de 1915, da impressão e encadernação para a edição de livros, a produção e a venda de materiais escolares os mais diversos, com vistas a dar suporte às práticas escolares, ao mesmo tempo em que buscava suscitar novas necessidades de consumo e ampliar os seus negócios, num contexto marcado pela difusão da escola primária em São Paulo. Com base no exame dos catálogos da editora e na problematização do seu potencial como fontes para o estudo da cultura material escolar, procura-se levantar os artefatos destinados ao trabalho no âmbito das disciplinas que compunham o currículo e às práticas que tinham lugar na escola e, por essa via, capturar indícios da dimensão material da escolarização da infância.

Palavras-chave : Cultura material; Editora Melhoramentos; Objetos escolares; Catálogos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )