SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue76Among recommendations, prescriptions and prohibitions: the modern apparatus in the schools of the Federal District (1939-1942)Intercultural educational intervention for a dialogue of indigenous and school knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVA, Matheus Bernardo. Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofia. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.199-218.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.63805.

O presente artigo propõe explicitar uma análise sobre os fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida por meio das diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos filosófico-científicos. Tomou-se como hipótese que o destaque da teoria pedagógica histórico-crítica parte do princípio da relação entre história e filosofia como elementos fundantes para compreender e efetivar a prática pedagógica na esfera escolar. Neste sentido, por meio de um aprofundamento teórico sobre tal teoria, destacou-se que a história é compreendida como conteúdo e forma da filosofia e, sendo assim, a história se torna o eixo condutor do currículo escolar e, portanto, da prática pedagógica. Conclui-se que a articulação entre história e filosofia, por meio da concepção dialética da história, é primordial para a fundamentação teórico-metodológica da pedagogia histórico-crítica.

Keywords : História; Filosofia; Educação; Pedagogia histórico-crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )