SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue76Theoretical-methodological foundations of historical-critical pedagogy: a necessary relationship between history and philosophySinging games with infants in an Early Childhood Education Center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

RAPIMAN, Daniel Quilaqueo. Intervenção educativa intercultural para um diálogo de saberes indígenas e escolares. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.219-237.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.63000.

Este artigo propõe a incorporação da episteme indígena ao currículo escolar por meio de um método de intervenção educacional intercultural com contribuições epistêmicas do mapuche e da educação escolar. Analisa-se, por um lado, que a intervenção educativa intercultural implica assumir a igualdade da condição humana com base no diálogo do conhecimento, a fim de garantir a liberdade, a igualdade e a coesão social; e, por outro lado, como um desafio sociopolítico para o reconhecimento da existência e sobrevivência dos povos indígenas com seus conhecimentos educacionais, linguagens e identidades culturais.

Keywords : Intervenção educativa; Interculturalidade; Educação escolar; Educação indígena.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )