SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número76Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofiaBrincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

RAPIMAN, Daniel Quilaqueo. Intervenção educativa intercultural para um diálogo de saberes indígenas e escolares. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.219-237.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.63000.

Este artigo propõe a incorporação da episteme indígena ao currículo escolar por meio de um método de intervenção educacional intercultural com contribuições epistêmicas do mapuche e da educação escolar. Analisa-se, por um lado, que a intervenção educativa intercultural implica assumir a igualdade da condição humana com base no diálogo do conhecimento, a fim de garantir a liberdade, a igualdade e a coesão social; e, por outro lado, como um desafio sociopolítico para o reconhecimento da existência e sobrevivência dos povos indígenas com seus conhecimentos educacionais, linguagens e identidades culturais.

Palabras clave : Intervenção educativa; Interculturalidade; Educação escolar; Educação indígena.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )