SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número76Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofiaBrincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

RAPIMAN, Daniel Quilaqueo. Intervenção educativa intercultural para um diálogo de saberes indígenas e escolares. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.219-237.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.63000.

Este artigo propõe a incorporação da episteme indígena ao currículo escolar por meio de um método de intervenção educacional intercultural com contribuições epistêmicas do mapuche e da educação escolar. Analisa-se, por um lado, que a intervenção educativa intercultural implica assumir a igualdade da condição humana com base no diálogo do conhecimento, a fim de garantir a liberdade, a igualdade e a coesão social; e, por outro lado, como um desafio sociopolítico para o reconhecimento da existência e sobrevivência dos povos indígenas com seus conhecimentos educacionais, linguagens e identidades culturais.

Palavras-chave : Intervenção educativa; Interculturalidade; Educação escolar; Educação indígena.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )