SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número76Intervención educativa intercultural para un diálogo de saberes indígena y escolarUniversidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SILVA, Elenice de Brito Teixeira  y  NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.239-258.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64890.

O presente artigo discute a trajetória da brincadeira de roda em um grupo de bebês1 em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte, entre fevereiro de 2017 e julho de 2018. Com base nos princípios da Etnografia em Educação e da Psicologia Histórico-cultural, temos acompanhado esse grupo desde seu ingresso na instituição em 2017, quando os bebês tinham entre 7 e 10 meses de idade. Tomamos as brincadeiras de roda em sua dupla temporalidade, tanto como brincadeira tradicional quanto em sua dimensão de (re)apropriação pelo grupo investigado. A atividade de brincar, entendida como uma vivência da criança em seu grupo social, integra emoção, cognição, linguagem, corpo, cultura. Nossas análises focalizam a trajetória da brincadeira no grupo e apontam para ela como enlaçamento do outro, em que crianças e adultos ampliam as possibilidades dessa atividade e, consequentemente, de desenvolvimento cultural dos participantes.

Palabras clave : Bebês; Brincadeira de roda; Psicologia Histórico-cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )