SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número76Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação InfantilA formação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG: um olhar a partir das percepções de professores e egressos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

THIENGO, Lara Carlette; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de  e  BIANCHETTI, Lucídio. Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.259-278.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.65341.

Neste artigo se analisa o que dizem os Organismos Internacionais (OI) e seus especialistas acerca da possibilidade de construção e/ou existência de Universidades de Classe Mundial (UCM) nos países da América Latina e Caribe (ALeC), com o objetivo de evidenciar como estão sendo delineadas as especificidades deste modelo para esses países, que não compõem o eixo dinâmico do capital. Nesse mesmo sentido, buscou-se compreender o movimento desta tendência a partir dos lugares ocupados pelas universidades latino-americanas nos principais rankings acadêmicos internacionais. Em termos metodológicos, foram utilizados os levantamentos bibliográfico e de dados e a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social.

Palavras-chave : Universidade de Classe Mundial; Universidade latino-americana; Organismos Internacionais; Políticas de Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )