SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número77Visiones de los agentes implicados en el diseño, difusión y utilización de los materiales digitales educativos en portales educativos españoles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

RUIZ, Carlos José González  y  ALEMAN, Elena Chirino. Análise de materiais didáticos disponibilizados em um portal de conteúdos abertos: o caso de Canárias. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.19-36.  Epub 25-Oct-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68472.

Apresenta os resultados de análise de uma amostra dos conteúdos e materiais didáticos digitais para a Escola Primária, disponibilizados em um portal web denominado Eco Escuela 2.0, desenvolvido pela administração educacional do Governo das Ilhas Canárias, caracterizado pelo acesso e uso livre por professores. O objetivo principal é realizar a análise de materiais destinados à etapa final da educação primária em diferentes disciplinas escolares. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, utilizando-se um instrumento-guia para examinar a amostra. Os resultados mostraram a presença de atividades que pretendem favorecer a resolução de problemas, a experimentação ou a simulação. Os projetos visuais sugerem a necessidade de melhorias. Eles foram desenvolvidos pelos professores e carecem dos atrativos visuais encontrados em materiais editados comercialmente. A maioria dos materiais não permite modificações, foi criada para conteúdos e objetivos concretos, embora adaptados a diferentes ritmos de aprendizagem. Em geral, não apresentam atividades finais e muitos deles concluem com a realização de atividades em grupo a serem entregues, a elaboração de materiais, a discussão de ideias ou com a exposição do trabalho realizado. A diversidade cultural e de gênero não está presente nos materiais analisados; embora o acesso aos recursos seja bom, deve-se melhorar a sua otimização para todo tipo de tela de dispositivos móveis.

Palabras clave : Materiais didáticos digitais; Portal educativo institucional; Análise de conteúdo; Recursos educativos; Escola digital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )