SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número77Análise de materiais didáticos disponibilizados em um portal de conteúdos abertos: o caso de CanáriasNovas práticas de estudo. Pesquisa sobre o uso de tecnologias novas e antigas entre estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CHACON, José Peirats; NEMINA, Raúl Eirín  e  RODRIGUEZ, Jesús Rodríguez. Visões dos agentes envolvidos na concepção, divulgação e utilização de materiais educativos digitais nos portais educativos espanhóis. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.37-58.  Epub 25-Out-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68386.

Este artigo recolhe resultados de um estudo mais amplo dedicado à análise das visões dos agentes e atores envolvidos no desenho, difusão e uso dos materiais educacionais digitais presentes nos portais educacionais espanhóis que oferecem serviços e recursos educacionais. Faz parte, por sua vez, de um projeto de I + D + i, denominado “Escola Digital”, dedicado à análise da produção e uso de conteúdos didáticos digitais nas escolas. O objetivo principal do artigo é apresentar os resultados das visões de professores, alunos e familiares sobre os materiais digitais presentes nos portais institucionais da Galiza e Valência, oferecendo sugestões para o seu aperfeiçoamento. Após uma revisão bibliográfica do escopo da pesquisa considerada em materiais didáticos digitais e portais institucionais, expomos a metodologia de pesquisa. Em seguida, sintetizamos os resultados da análise e, finalmente, apresentamos a discussão e as conclusões da análise realizada.

Palavras-chave : Materiais de ensino; Tecnologia; Professores; Famílias; Estudantes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )