SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número77Visiones de los agentes implicados en el diseño, difusión y utilización de los materiales digitales educativos en portales educativos españolesLas visiones del alumnado sobre los Materiales Didácticos Digitales en España índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MARCHIONNE, Ilaria; BARTOLINI, Rudi  y  DANTAS, Taisa Rodrigues. Novas práticas de estudo. Pesquisa sobre o uso de tecnologias novas e antigas entre estudantes universitários. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.59-77.  Epub 25-Oct-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68387.

Em um contexto de “comunicação generalizada”, apoiado por novas ferramentas e ambientes de trabalho, as práticas de estudo também mudam, transformando profundamente os hábitos e comportamentos dos alunos. A pesquisa relatada descreve analiticamente, por meio de um processo de investigação narrativa, as práticas de estudo de universitários, fazendo referência ao uso integrado que fazem de antigos e novos modos de comunicação, de textos tradicionais e de plataformas e ferramentas digitais entre os mais usuais e difundidos. Dentro deste vasto campo de pesquisa, focaliza-se em particular a relação que, mediada pelas novas ferramentas, se estabelece entre o aluno e o professor, entre o aluno e os colegas e entre o aluno e os textos de estudo. Descrevendo novos hábitos, a análise objetivou delimitar vantagens e dificuldades relacionadas ao uso do digital, apontando especificamente como o uso de novos métodos de comunicação ou novas formas de textualidade pode favorecer ou inibir a comunicação em um ambiente universitário.

Palabras clave : Comunicação generativa; Formação; Ferramentas digitais; Novas tecnologias.

        · resumen en Inglés | Italiano     · texto en Inglés | Italiano     · Inglés ( pdf ) | Italiano ( pdf )